Gamescom Latam será lançada em 2024, fundindo-se com o BIG Festival

Os organizadores do maior evento de games do mundo, a Gamescom, estão iniciando um novo evento para os mercados da América Latina, aproveitando as bases já estabelecidas com o popular BIG Festival no Brasil.

A equipe da Gamescom está trabalhando com os organizadores do BIG e fundindo esse Festival na Gamescom Latam, o terceiro evento da marca global após o lançamento da Gamescom Asia em 2021.

A primeira iteração acontecerá de 26 a 30 de junho de 2024 em São Paulo, Brasil, e é o produto de uma parceria entre o organizador da Gamecom Koelnmesse, a entidade comercial alemã Game, BIG Festival e a empresa de cultura pop e eventos Omelete Company.

Em declarações ao GamesIndustry.biz, o diretor administrativo da Game, Felix Falk, disse que o sucesso contínuo da Gamescom mostra que a indústria precisa de eventos “onde todo o ecossistema se reúna”, incluindo desenvolvedores, editores, investidores e prestadores de serviços. E embora a Gamescom na Europa já atinja centenas de milhares de pessoas quando se trata de Colónia, e milhões mais online, Falk diz que uma presença local é necessária para que tais eventos sejam um sucesso.

“Embora a Gamescom já seja totalmente digital e atraia milhões de fãs em todo o mundo, nada supera a atmosfera de festival no local”, afirma. “É por isso que queremos expandir esta ideia de sucesso para outros continentes e com

“A forte reputação global da Gamescom ajudará a alcançar esse objetivo, especialmente com parceiros fantásticos como o BIG Festival e a Omelete Company. Estamos entusiasmados em fazer da Gamescom Latam, junto com nossos parceiros, a indústria e os fãs, o maior evento de videogame da região Latam. .”

O fundador e diretor executivo do BIG Festival, Gustavo Steinberg, diz que seu próprio evento continuará vivo como parte da Gamescom Latam, principalmente como palco para a competição de jogos indie e a cerimônia de premiação. Também continuará a apresentar uma seleção de jogos de todo o mundo, bem como os melhores talentos da região.

“A América Latina tem muitas empresas excelentes e desenvolvedores muito talentosos que ainda estão desconectados do resto do mundo”, diz Steinberg. “Na verdade, não temos editores e investidores locais, então a ideia de uma parceria com uma potência de desenvolvimento de negócios como a Gamescom é vantajosa para todos.

“Vamos conectar todo esse talento a todas as grandes editoras que buscam novas ideias e projetos interessantes. E, claro, também somos um dos principais mercados para consumidores do mundo – e o que mais cresce em alguns anos.”

Além do BIG Festival e do restante da Gamescom Latam, o evento incluirá um ponto de encontro da indústria, facilitando o networking entre as progressões da indústria. Há planos, inclusive, de transformar São Paulo na “cidade dos games” durante o evento.

A equipe da Gamescom em Koelnmesse já tem um histórico comprovado com o evento de Colônia, o maior evento de videogame do calendário, mas também provou que pode estabelecer mais festivais regionais com a Gamescom Asia.

Originalmente com lançamento previsto para 2020, este evento organizado em Cingapura estreou digitalmente em 2021 antes de finalmente hospedar uma edição física no ano passado. Em outubro, mais de 34.000 pessoas compareceram à Gamescom Asia 2023. Dado que o BIG Festival já atraiu 50.000 pessoas a cada ano, o potencial para a Gamescom Latam é claro.

“Lançar um novo evento no meio da pandemia do coronavírus foi um enorme desafio para a equipe da Gamescom Ásia, mas eles se saíram muito bem”, disse o presidente e CEO da Koelnmesse, Gerald Böse. “Este ano foi um grande sucesso no nosso caminho para alcançar todo o ecossistema de jogos no Sudeste Asiático.

“Como aprendemos na Koelnmesse através da implementação bem-sucedida de dezenas de satélites internacionais, é importante que qualquer evento seja adaptado às necessidades da comunidade e da indústria da região.”

“Com certeza”, concorda Falk. “Simplesmente copiar a Gamescom de Colônia um a um não funciona. Cada ecossistema de jogos regional é diferente. É por isso que os parceiros locais são tão importantes para o sucesso. Com a subsidiária brasileira Koelnmesse, o BIG Festival e a Omelete Company, temos exatamente o parceiros certos ao nosso lado no Brasil desde o início.”